logo RCN

Novas exposições no Instituto Juarez Machado celebram a diversidade da arte feminina

  • Foto: Internet / Reprodução -

Mulheres expõem seus trabalhos em mostras diversificadas, abordando diferentes assuntos

O Instituto Internacional Juarez Machado se prepara para receber uma nova temporada de exposições que celebram a diversidade da arte criada por mulheres. Três talentosas artistas apresentam suas obras, cada uma com sua própria abordagem e inspiração, promovendo uma experiência enriquecedora para os visitantes. Confira as exposições em cartaz, a partir do dia 21 de outubro, às 10h. A entrada para visitação é gratuita.


“Hipóteses Mágicas” de Giovana Casagrande

A magia exerce fascínio na humanidade, carregada de entendimentos ancestrais amplos, complexos e subjetivos, em oposição ao objetivismo contemporâneo. Inspirada nas transformações naturais de elementos como a terra, o fogo e o sangue, a pintora e ceramista Giovana Casagrande cria suas obras a partir de lógicas pictóricas com essas premissas. Primitiva, intensa, colorida, irregular, imperfeita e acidentada, são atributos da cerâmica de Giovana que, frequentemente, é completada por procedimentos têxteis. Com curadoria de Celaine Refosco, a exposição está em cartaz até 18 de novembro.


“Descendentes” de Claudia Lara

Partindo da imaginação juvenil onde figurava a personagem do aclamado filme Dr. Jivago e embarcando numa investigação histórica sobre as origens das mulheres de sua família, Claudia Lara apresenta um mergulho nos seus interesses mais legítimos e das suas descobertas mais profundas como mulher negra, artista, que sabe pintar com fios e tecidos, e terras e sementes, e plantas e flores. Resgatando temas como ancestralidade e transcendência, a exposição conta com curadoria de Celaine Refosco e está em cartaz até 18 de novembro.


“Orgânics” de Roseli Ritzmann

Na exposição de obras têxteis “Orgânics” a poética apresentada gira em torno de aspectos relacionados às sensações, estranhamento, observação e imaginação frente a um mundo paralelo relacionado a aparência e estrutura de diferentes habitantes do ecossistema. A adaptação das composições ao espaço físico é outra característica da série de obras que conta com a curadoria de Edson Busch Machado.

Uma manhã de muita arte

Além da abertura das três exposições no dia 21 de outubro, a manhã cultural no Instituto Internacional Juarez Machado contará com uma apresentação da pianista Vanêssa Mota, e presença gastronômica do Menu Nomade, com vinhos e espumantes da Bonne Vinno. As atividades iniciam às 10h.


O quê: Abertura das exposições “Hipóteses Mágicas” de Giovana Casagrade, “Descendentes” de Claudia Lara, “Orgânics” de Roseli Ritzmann. Recital de Piano com Vanêssa Mota.

Quando: Sábado (21), às 10h

Quanto: Entrada livre

Onde: Instituto Internacional Juarez Machado (R. Lages 994 - América)

Agenda cultural para o feriado em Joinville Anterior

Agenda cultural para o feriado em Joinville

Palco Cultura promove atrações de música locais para os participantes do JUBs Próximo

Palco Cultura promove atrações de música locais para os participantes do JUBs

Deixe seu comentário